Dia Mundial de Limpeza de Mares e Rios

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um movimento social brasileiro que se formou voluntariamente para a Conservação dos Oceanos em 1993 e atua frente às imensas quantidades de “lixo” que chegam ao mar todos os dias.

.

No DMLRP diversas instituições atuam em parceria de acordo com a metodologia do International Coastal Cleanup Day (Ocean Conservancy), compondo assim um dos eventos socioambientais mais importantes do planeta.

Com a missão engajar pessoas para mudar os comportamentos de levam o “lixo” para os rios e oceanos, cerca de 500.000 voluntários em mais de 100 países se mobilizam sempre aos terceiros sábados de setembro para coletar, catalogar e analisar os resíduos encontrados em praias, manguezais, costeiras, margens de rios, represas e trilhas.

As informações sobre o evento são divulgadas por diversas mídias ampliando assim o poder de alcance das transformações desejadas.

Após o evento, os dados registrados pelos coordenadores de todo o mundo são tabulados, compilados e é gerado um relatório anual. Este relatório oferece subsídios para a formulação das principais políticas públicas globais sobre o tema.

Com a responsabilidade de coordenar o DMLRP no Brasil, a Assu busca integrar todas as ações que envolvem a limpeza de rios e praias no país, bem como, criar oportunidade para que um número cada vez maior de pessoas, especialmente crianças, possa participar deste movimento.

Assim foi com a “Associação Liberdade de Surfar” que realizou um evento maravilhoso na Praia do Sono, em Paraty/RJ. Trilha e praia! Os alunos da escolhinha de surf formaram a base dos voluntários, e foram abraçados pela comunidade quando chegaram na praia. Mais de trinta pessoas participaram do mutirão em um lindo dia  de sol que terminou em uma festa com o lanche proporcionado pela Associação de Moradores  . Muito lixo retirado como sempre!?! Da praia, da trilha, do riozinho lá no final… Imagens lindas e pessoas felizes com a missão cumprida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *